top of page

PROFESSOR, POSSO ESCREVER O QUE EU PENSO?

  • cebeschapeco
  • 14 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura

Antônio Inácio Andrioli, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – Campus Chapecó) e integrante do núcleo Chapecó do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) acaba de lançar o livro "PROFESSOR, POSSO ESCREVER O QUE EU PENSO? Uma antologia de textos escolhidos".

Em minha experiência de professor, eu fui muitas vezes confrontado com a pergunta dos alunos: professor, posso escrever o que eu penso? A resposta, que parece óbvia, nem sempre é bem compreendida: por favor, só não escreva o que você não pensa!

O autor é um filho de agricultores que foi estudar filosofia para pensar criticamente os problemas rurais. Ao experimentar a tendência de especialização da academia, tentou se afastar do particular para se aproximar do universal. Ao retornar à particularidade, as teorias o ajudaram a pensar as especificidades. E, sempre que possível, tentou retornar à totalidade concreta. Por isso, os textos também expressam uma metodologia, uma cosmovisão e as utopias do autor. Ao técnico agrícola ensinaram que, para ter sucesso profissional, ele deveria tentar aprender “quase tudo sobre quase nada”. Como estudante de filosofia ele queria aprender “quase nada sobre quase tudo”. Nesse percurso, ele aprendeu que para pensar é preciso perguntar e, para continuar perguntando, ele percebeu que era importante escrever. Escrever para pensar e pensar para ter o que perguntar. Mas, que especialista seria esse? Foi assim que, tentando reestabelecer as relações das partes entre si e delas com o todo, ele foi se constituindo como professor!


Fonte:

 
 
 

Comentários


Cebes - Núcleo Chapecó/SC

O Núcleo-Chapecó está sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó/SC. É composto por professores e estudantes de Saúde Coletiva dos cursos da área da saúde.


Contato: cebes.chapeco@gmail.com

6bd4d4b8a16a7ec07ee9b9df0300a983.png

cebes_chapeco

Cebes Nacional

Conheça esta entidade histórica no campo da Saúde Coletiva que desde a sua criação, em 1976, participa da vanguarda na luta para a construção permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

http://cebes.org.br/

Associe-se ao Cebes

 

O Cebes é um espaço plural e suprapartidário cuja missão histórica é a defesa da democracia, dos diretos sociais e dos direitos à saúde. Associe-se e participe do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (MRSB). 

https://forms.gle/vGKwtekhu4uZuwb49

bottom of page