top of page

O QUE SÃO RACIONALIDADES MÉDICAS?

 

"O estudo teórico e empírico de distintas racionalidades médicas presentes na cultura contemporânea só começou a ser sistematicamente realizado no Instituto de Medicina Social/UERJ-RJ em 1992, originando o Grupo de Pesquisa Racionalidades Médicas. Pioneiro dos estudos nesses temas no campo da Saúde Coletiva resultou da observação e da constatação da convivência contemporânea de diferentes sistemas médicos complexos, de práticas terapêuticas e não convencionais e de atividades corporais então denominadas 'atividades físicas'. Tais sistemas e práticas têm suas raízes históricas, ou socioculturais, não pertencentes ao mundo ocidental moderno, sobretudo à modernidade científica que é a marca cultural deste mundo, mas podem apresentar frequentes hibridismos diagnósticos e terapêuticos com o Ocidente moderno, tanto nas concepções como nas ações dos agentes. Logo, são hibridismos presentes na prática dos profissionais e da clientela na cultura atual" (Madel T. Luz - Tratado de Saúde Coletiva).
 

“Racionalidades médicas é todo o sistema médico complexo construído sobre seis dimensões: uma morfologia humana, uma dinâmica vital, uma doutrina médica (o que é estar doente ou ter saúde), um sistema diagnóstico, uma cosmologia e um sistema terapêutico.


Essas seis dimensões, ao serem aplicadas à realidade, permitem tecer estudos comparativos entre sistemas médicos de origens culturais diferentes como as medicinas tradicionais chinesa e ayurvédica, a homeopatia e a medicina ocidental contemporânea, situando-as no contexto sócio-histórico contemporâneo, pois os sistemas médicos, principalmente os saberes tradicionais, não existem sem história e têm a capacidade de estarem sempre sendo modificados pelos atores sociais, apresentando continuidade teórico-prática entre passado e presente.


É possível a partir daí traçar paralelismos e convergências entre as racionalidades médicas orientais e a homeopatia, que são sistemas que enxergam o ser humano em sua relação com seus pares e seu meio, buscando a promoção do equilíbrio dinâmico de sua energia vital, que varia de acordo com sentimentos/pensamentos, as relações familiares e sociais e os comportamentos dos indivíduos, estando embasados, por tanto, no chamado paradigma vitalista, que enxerga o corpo como uma totalidade bioenergética.


Em contrapartida a medicina ocidental contemporânea possui como cosmologia a mecânica clássica e sua noção cartesiana de universo e corpo humano como máquinas, em que prevalece a proposição de leis de aplicação geral e ignora-se a multicausalidade em benefício de causas lineares (as patologias seriam causadas por um micro-organismo, um vírus ou um defeito genético na "máquina"). Essa racionalidade assume como foco central a diagnose das doenças (dos defeitos da máquina), tendência crescente com os avanços tecnológicos dos últimos 50 anos, deixando a terapêutica para segundo plano: "trata-se de uma medicina de máquinas para (preservação de) máquinas" (p. 235).


Conclui-se assim que "racionalidades médicas é um operador conceitual que permite analisar ou comparar sistemas médicos complexos em perspectiva teórica, analítico-descritiva, ou empírica, seja globalmente, como um todo, seja dimensão a dimensão" (p. 219). Portanto, essa ferramenta teórica abriu um campo fecundo de conhecimento que permite estudar as relações entre distintos sistemas médicos e suas representações de corpo, saúde, doença e tratamento e a aplicabilidade das práticas integrativas nos serviços públicos de saúde.”

Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2013000400022

Atividades de pesquisa

Atividades de extensão

Divulgação das atividades do Projeto de Extensão

Carta Aberta em Defesa das PICS

Manual para o registro correto das RM-PICS nas UBS

Entrevista: Dada Jinanananda fala sobre Prout, meditação e Tantra Yoga

Monge de Tantra Yoga palestra sobre “Meditação na Atual Transição Planetária”

Comunidade acadêmica e regional podem participar de meditação no Campus Chapecó

Projeto de extensão RM/PICS – LABPICS faz balanço das atividades do ano

Palestra sobre Meditação e Medicina Ayurvédica acontece no Campus Chapecó

Atividades de práticas corporais e mentais acontecem no Campus Chapecó

Comunidade Acadêmica pode participar de práticas integrativas

Todos os vídeos

Todos os vídeos

bottom of page